A Fazenda da Jaguara é uma fazenda secular, que alcançava as duas margens do Rio das Velhas e era de propriedade dos ingleses que emigraram para o Brasil em busca de riquezas.
Eles utilizavam o Rio das Velhas, que era navegável, com via de escoamento de riquezas e tinham, na fazenda, cais de porto para atracar sua barcaças. Posteriormente a fazenda foi dividida e a parte situada à margem direita do Rio das Velhas foi adquirida pela CIA BELGO MINEIRA.
A Belgo utilizou a fazenda para o plantio de eucaliptos que foram tanformados em carvões para suas usinas. Com o tempo esta foi ficando uma atividade econômica inviável e a CIA resolveu vender a fazenda. Este fato aconteceu cerca de 25 anos atrás e a fazenda foi adquirida pela J. Naves com o intuito de transformar uma fazenda já exaurida pela plantação de eucaliptos em uma região de condomínios de lazer.
Primeiro foram executados os Condomínios Villa Monte Verde e Adeia da Jaguara. Em seguida, face à excelente aceitação, foi lançado o Condomínio Estâncias da Mata, com o propósito de proporcionar a moradores urbanos a possibilidade de aquisição de áreas de lazer de franca e constante valorização.
A aceitação foi surpreendente e o Condomínio Estâncias da Mata serviu como um marco na história da empresa. Principalmente pela qualidade de seus adquirentes que mostraram, de forma incomum, uma capacidade de integração e de interação, melhorando, a cada dia, o empreendimento e buscando, de forma inscansável, a conquista de objetivos visando a melhoria de suas propriedades.
Hoje o Estâncias da Mata é uma realização e está fadado a ser, cada dia mais, um lugar aprazível, tranquilo e valorizado, inclusive pelo projeto, já em execução, de saneamento total do Rio da Velhas, que em 5 anos estará, como em outrora, navegável, limpo, despoluído e vistoso.